
Agumas dicas sobre segurança na internet...
A Internet constitui uma excelente ferramenta, mas comporta alguns riscos. Por isso mesmo, decidimos aderir ao projeto SeguraNet e criamos um espaço na área de alunos e de Encarregados de Educação, onde disponibilizamos informação relativa ao tema da navegação segura na internet.
Antes de os seus filhos começarem a explorar as novas fronteiras da Internet, é uma boa ideia certificar-se de que estão seguros do que devem | não devem fazer online. Se não souber muito bem por onde começar, seguem-se algumas sugestões acerca do que deve falar com os seus filhos para ensiná-los a utilizar a Internet em segurança.
1. Comece, desde logo, por encorajar os seus filhos a partilhar consigo as suas experiências na Internet . Utilize a Internet juntamente com os seus filhos.
3. Se os seus filhos visitarem salas de chat, utilize programas de mensagens instantâneas (IM), videojogos online, ou outras actividades na Internet que necessitem de um nome de início de sessão para identificar o utilizador; ajude os seus filhos a escolher os seus nomes de início de sessão e certifique-se de que esses nomes não revelam nenhuma informação pessoal sobre os seus filhos.
4. Deixe bem esclarecido que os seus filhos nunca deverão revelar o seu endereço, número de telefone, ou outras informações pessoais, tais como que escola frequentam, ou os locais para onde gostam de ir brincar.
5. Ensine aos seus filhos que, na Internet, a diferença entre certo e errado é a mesma que no mundo real.
6. Ensine aos seus filhos como respeitar as outras pessoas online. Certifique-se de que eles têm a consciência de que as regras do bom comportamento não se alteram só pelo facto de estarem a comunicar através de um computador.
7. Insista com os seus filhos para que respeitem a propriedade das outras pessoas online. Explique-lhes que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas - música, videojogos e outros programas - é considerado roubo.
8. Diga aos seus filhos que nunca deverão encontrar-se pessoalmente com alguém que conheceram online. Explique-lhe que os amigos feitos online podem não ser quem dizem ser.
9. Ensine aos seus filhos que nem tudo o que lêem ou vêem online é verdade. Encoraje-os a esclarecerem as suas dúvidas consigo.
10. Controle a actividade online dos seus filhos com software avançado para a Internet. Os controlos para restrição de acesso podem ajudá-lo a filtrar conteúdos inadequados, monitorizar os sites que os seus filhos visitam e descobrir o que fazem nesses sites.
Para mais informações consulte:
Esteja atento(a) !
73% dos jovens são dependentes da internet.
13% são casos graves.
Aconselhamos a visualizar excerto do Jornal das 8, da TVI, do passado dia 3 de novembro, entre os minutos 32:47 e 39:38.
http://www.tvi.iol.pt/programa/jornal-das-8/4295/videos/156659/video/14216421/1
