MISSÃO
A educação de um povo só em parte é feita pela Escola. Ela também se opera, desde tenra idade, e pela vida fora, no seio da família, da comunidade, da classe social.
A Escola, como instituição intencional, complementa-se a esses outros atores educativos, como um reforço, para, através da valorização do conhecimento, completar, harmonizar e tornar mais consciente a cultura, em processo natural de transmissão, e, nas sociedades modernas de hoje, altamente complexas e de meios de vida crescentemente especializados, capacitar cada um dos nossos jovens para a vida ativa e para o exercício da cidadania, estimulando o seu sentido crítico, consciencializando-os dos seus deveres e direitos, incentivando-os a atuar como agentes de mudança comprometidos com a transformação social da sua comunidade.
VISÃO
Ser reconhecidos como escola que, a par de um constante esforço de melhoria, procura incentivar todos os envolvidos na educação de uma criança e|ou adolescente a participar de forma ativa, colaborativa, como iguais e como parceiros.
VALORES
Inclusão | Tolerância | Dedicação | Comprometimento | Disponibilidade | Justiça | Respeito pela diferença
________________________________________________________________________________________
Há, como tal, dois papeis que não podem deixar de ser enfatizados - sermos bem sucedidos na ajuda que prestamos aos nossos alunos, tanto ao nível da sua realização académica, como ao nível do desenvolvimento de competências sócioemocionais.
Esta dupla missão de educar as emoções e educar os pensamentos dos jovens deve assumir a mesma importância na busca de uma escola de sucesso.
Na perspetiva de escola aprendente e reflexiva, procuramos pautar a nossa ação educativa colocando-nos a cada momento perante as seguintes interrogações:
- Onde estamos agora?
- Qual é o nosso objetivo?
- Como podemos lá chegar?
- Como sabemos que atingimos o objetivo?
- O que fazer se não o atingirmos?
- Como continuaremos a focar e a manter os nossos esforços de melhoria da escola?
